Motor, Câmbio e Diferencial

A função principal do motor é transformar combustível em energia mecânica capaz de gerar movimento nas rodas.

O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro. Dentro de cada cilindro estão os pistões.

A queima do combustível faz os pistões se movimentar, girando um eixo chamado virabrequim, que vai levar a energia mecânica até o sistema de transmissão, ou seja, à caixa de câmbio, que por sua vez distribui essa energia para as rodas comandando as mudanças de torque do veículo.

O torque é alterado conforme a marcha selecionada na caixa de câmbio.

O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. Tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que a principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

O torque produzido pelo motor, chega ao diferencial através do eixo cardã, e assim é dividido entre as duas rodas de tração.

Uma das principais atuações do diferencial é no momento da curva, onde possibilita uma roda  girar mais do que a outra.

O resultado dessa reação em cadeia é o movimento do veículo.

 

Motor, Câmbio e Diferencial